Energia Solar

          Atualmente importantes centros de pesquisas perseguem a meta de desenvolver formas de gerar energia elétrica a partir de mecanismos limpos, capazes de substituir a produção por meios não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia. 

          Daí surge a Energia Solar que é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). 

          Esse tipo de Energia provém do Sol (energia térmica e luminosa), esta é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A mesma é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. 

          A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado.Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.
Páginas interessantes:

Inovações Tecnológicas


A ENERGIA SOLAR E SUAS VERTENTES :

A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa  proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, entretanto esta tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens: gif_56_06.gif (1941 bytes)

Utilização da Energia Solar residencial.
Fonte
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
  • A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
  • Um sistema de energia solar instalada em uma casa poderia eliminar 18 toneladas de emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente a cada ano.

Desvantagens: Descargar Gif
Painel Solar
Fonte
  • Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele, e os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
  • Potencialmente grandes extensões de terra são necessários para grandes projetos comerciais solar. A auto-suficiente em casa não tem essa preocupação.
  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
  • Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.


Imagem Dinâmica:


Mais informações :





Tipos de Energia Solar e suas Transformações

No post dessa semana vamos falar um pouco sobre os tipos de energia solar e como é a transformação em energia elétrica, temos dois tipos principais de energia solar, são eles:


Energia Solar Fototérmica



Sistema Fototérmico
     Pra utilizar a energia solar fototérmica se usa os coletores solares, que são equipamentos que tem como objetivo específico utilizar a energia solar fototérmica. Estes equipamentos são aquecedores de fluídos (líquidos ou gasosos) e são classificados em coletores concentradores e coletores planos em função da existência ou não de dispositivos de concentração da radiação solar. O fluído aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até o seu uso final (água aquecida para banho, ar quente para secagem de grãos, gases para acionamento de turbinas, aquecimento de ambientes, etc.). Neste processo de conversão de energia solar em térmica destaca-se a presença dos três modos de transmissão de calor. Quando a luz é transmitida do sol para os coletores solares ocorre a radiação, o aquecimento da água nos coletores ocorre por radiação e condução e a saída da água das placas para o boiler ocorre por convecção.

Energia Solar Fotovoltaica

Painel Solar com células fotovoltaicas


     Esse tipo de energia é fornecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite .

     A transformação de energia solar em energia elétrica é feita nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. Esse efeito ocorre quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.O uso de painéis fotovoltaicos para conversão de energia solar em elétrica é viável para pequenas instalações, em regiões remotas ou de difícil acesso. É muito utilizada para a alimentação de dispositivos eletrônicos existentes em foguetes, satélites e astronaves.
   Um exemplo da utilização dessa energia fotovoltaica esta sendo implantada na Holanda um complexo residencial de 5000 casas, onde uma fonte de energia fotovoltaica foi conectada em paralelo com uma fonte local de eletricidade,já no Brasil na Cidade Universitária - USP - São Paulo, há um prédio que utiliza este tipo de fonte de energia elétrica.

Você sabia ...

Foto panorâmica da Usina Solar de Amareleja

   Portugal pela sua geografia tem todas as vantagens para investir nas Energia Renováveis, assim, atualmente, situado em Amareleja, está o maior empreendimento Solar em funcionamento do Mundo. O Parque da Amareleja tem 46 Mw de potência e a sua instalação produzirá 93 milhões de kWh, energia suficiente para suprir o consumo de mais de 30 mil habitações portuguesas, sendo, assim, evitada a emissão de 89.383 toneladas anuais de CO2. Este parque foi construído num terreno com 250 hectares, possuindo 2.520 painéis seguidores solares azimutais, cada seguidor tem 104 painéis. Assim, é a central maior do mundo, tanto em potência total instalada como na capacidade de produção de energia.


Gostaram? Se sim votem na gente como melhor post da semana !
Até o próximo post :D


Referencias :

http://www.sorocaba.unesp.br/professor/amartins/aulas/tc/eSOLAR.pdf

http://solgeneroso.blogspot.com/2011/01/o-presente-e-o-futuro-da-producao-de.html





A energia solar em sua casa, 

projetos para o Brasil


Pois é galera, o post dessa semana é direcionado para você que pretende obter esta fonte de energia renovável e esta pensando em te-la na sua casa!


Utilização da energia solar (Antes e depois)
Fonte


A energia solar ainda é pouco utilizada, principalmente no Brasil, um dos países com maiores níveis de radiação solar no mundo então você se pergunta: Por que um país que recebe tanta radiação solar quase não utiliza essa forma de energia? Bem, os custos financeiros para a obtenção desta são muito elevados, não sendo viável economicamente, mas calma ainda tem lados positivos como: O sol sempre vai iluminar a terra durante o dia exceto nos lugares onde só aparece de 6 em 6 meses mais isso não é no Brasil ou seja é uma energia praticamente inesgotável, disponível diariamente, que requer pouca manutenção e que não polui nem causa impactos ambientais significativos. Você ainda quer mais motivo para ter esse tipo de energia na sua casa? 

Há basicamente dois dispositivos de captação de energia solar que podem ser utilizados nos projetos arquitetônicos: os aquecedores solares e os painéis fotovoltaicos que ja foram citados no post anterior.
Os aquecedores solares já tem certa utilização no Brasil, principalmente em residências. É uma solução relativamente barata e que “se paga” em cerca de 5 anos de utilização. 

Aquecedor solar
Fonte





Já os painéis fotovoltaicos são dispositivos muito mais complexos, que requerem tecnologia de ponta na sua produção, sendo ainda materiais caros e de grande impacto ambiental na sua fabricação, (Se você é que nem eu acredito que vai preferir os aquecedores)



Sistema de captação de energia Fotovoltaica

Se tratando de projetos temos: PROJETO ELETROSUL MEGAWATT SOLAR  que é a geração Solar Fotovoltaica Integrada ao Edifício Sede da ELETROSUL em Florianópolis, Projeto Estádios Solares como opção sustentável para a Copa 2014 no Brasil, Projeto Aeroportos Solares e outros mais que estará disponibilizado no link logo abaixo dest post. 




Logomarca do projeto estádios solares

Referencias:




Despedida :/                

Galera sinto dizer a vocês mas este é o ultimo post sobre energias renováveis especificamente energia solar ( aaaaa L ) pois é, mais n fiquem tristes não pois vocês vão poder ler e relê todos os posts quantas vezes quizerem ashduahsd..
Mais agora iremos recordar tudo que foi passado ate aqui sobre energia Solar.  Vamos recapitular?
Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.

Então o que seria energia solar? É a energia proveniente do Sol no caso termica e luminosa que é captada por sistemas fotovoltaicas ou fototérmicas transformando – se em energia elétrica ou mecânica sendo assim uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). 
Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela ainda não é muito utilizada, pois os custos financeiros ainda são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.
Então galera, este é o resumo do resumo, por hoje é só, espero que vocês tenham curtido nosso blog e votem em ENERGIA SOLAR.






REFERENCIAS : 





17 comentários:

  1. Mô legal a ideia de criar o blog, e o poster ta muito interessante ! hehehehe \o/

    ResponderExcluir
  2. Amei.. Ideal pra galera do vestibular :D
    Ficou mt bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom turma!!! Não vejo a hora de conferir as próximas postagens!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho!! Estou impressionada com a qualidade do trabalho de vocês !!

    Gesiane Teixeira.
    Professora IFBA - Campus Camaçari.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos professores e estudantes do IFBA campus Valença envolvidos neste blog.

    Um dos objetivos das políticas sobre energias renováveis são naturalmente as aplicações das novas tecnologias através de pesquisas científicas, elaboradas com o fim primeiro de "economizar" o planeta como na emissão de fonte limpa, não poluente e portanto sustentável e aceitável no mundo contemporâneo.

    Isso garante às sociedades melhorias significativas, inclusive aos que infelizmente não tem acesso a nenhum tipo de energia. Mas diante de tantos esforços, sabe-se que em relação a estas tecnologias existem alguns entrave$, por exemplo “não há nenhuma tecnologia de energia oceânica moderna comercialmente disponível, ou financeiramente comportável”.

    Salvo o engano, nossa região litorânea “Costa do Dendê” é propícia e necessita de energias renováveis para a população em geral, comerciantes, instituições etc. Portanto pergunto apenas para maiores esclarecimentos no assunto:

    Qual será a melhor viabilidade destes processos serem realizáveis por aqui? Algum grupo político ou de pesquisa do Estado da Bahia demonstram interesses a curto prazo nestes assuntos? O que eles dizem em relação a isso? O que podemos avançar nestas questões?
    Abraço,
    Att.
    Nadson Santos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem!
    Já estamos na 3ª semana de postagens e o ritmo está muito bom. Os conteúdos estão leves e distribuídos harmonicamente a cada etapa.
    Vamos lá... convidem seus amigos das redes sociais para visitar nosso espaço.
    Um cheiro

    ResponderExcluir
  7. Bom trabalho Naty, Raquel, Thy e Lary Souza. Agora vamos ao nosso espaço físico fazer as considerações finais e avaliar o trabalho do conjunto 83322.
    Parabéns pelo desafio cumprido!!!

    ResponderExcluir
  8. valeu pessoal, muito enteresante. pena que é muito caro esse tipo de energia renovavel.porque o mundo e nós agradeseriamos parabens

    ResponderExcluir
  9. Aquecedor solar tem que ser barato.Se voçe pagar mais de R$900,00 em um equipamento de 200 litros estará fazendo um péssimo negócio, é só fazer as contas.
    Preço médio do Kw/hora é: R$1,00 ou 0,0166 por minuto.
    Um banho de 15 minutos custa 0,0166 x 15 = 25 centavos
    Uma família de 04 pessoas economiza : 0,25 x 04 = R$1,00 por dia ou R$30,00 mensais.
    Se considerar 02 banhos a economia será de: R$60,00 mensais.
    Se você investiu R$900,00 seu dinheiro volta em 15 meses.
    Se comprar um sistema por R$2000,00 levará 33 meses para ver o retorno do investimento, será que compensa?
    http://aquecedorsolar-quesepaga.blogspot.com.br/
    Boxxsolar é a solução: Boxxsolar@gmail.com a partir de R$700,00. Consulte sua região..
    31 94171778- 88161177

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Fabricamos DPSs (Dispositivo Contra Surto) classes I,II,III inclusive fotovoltaico
    Temos disjuntores fotovoltaico.
    A Embrastec é uma empresa 100% nacional que está há 22 anos no mercado.
    Sempre investindo na melhoria da criação de materiais que atendam as normas vigentes da ABNT.
    Uma indústria comprometida com a qualidade dos produtos e a credibilidade das transações junto aos clientes.
    Nossos ( DPSs ) seguem as normas padrão CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.)
    Produtos com grande aceitação em todo território brasileiro.
    Com garantia de 5 anos.
    Conheça nossos preços e a qualidade de nossos produtos.

    Departamento de vendas:
    (16) 3014-1854
    Att: Poliana Vasques

    Site Oficial:
    www.embrastec.com.br

    Valorize Qualidade...
    Escolha Embrastec !!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia !!!

    Evite que seus Eletroeletrônicos e eletrodomésticos queimem.

    Vocês sabem por que os Aparelhos
    Eletroeletrônicos e eletrodomésticos
    queimam ?
    Resp:
    Depois da queda, a energia pode voltar com
    potência de 5 a 10% maior que o normal, queimando
    aparelhos.
    Mesmo que os aparelhos não queimem de imediato,
    vão perdendo a vida útil, devido à sobrecarga.
    A sugestão é a que eles sejam
    tirados das tomadas na ocorrência de quedas de
    energia e de raios. Há também a opção de dispositivos de
    proteção contra surtos de energia (DPSs), que
    impedem que o excesso de descarga elétrica
    chegue ao aparelho.
    (DPS) não é um produto novo no mercado, só que é pouco conhecido pelo público comum. A Embrastec é uma empresa 100% nacional que está há 22 anos no mercado.
    Em alguns Estados do Brasil é obrigatório à instalação de ( DPS ) nos quadros de energia.
    Caso se interesse por mais informações acesse nosso site oficial, www.embrastec.com.br

    Você também pode pesquisar no Google ou entrar em contato com nosso departamento comercial.
    Cotações e compras através:

    ( 16 ) 3014-1854
    vendas1@embrastec.com.br
    Att: Poliana Vasques



    ResponderExcluir
  12. Bom dia !!!

    Evite que seus Eletroeletrônicos e eletrodomésticos queimem.

    Vocês sabem por que os Aparelhos
    Eletroeletrônicos e eletrodomésticos
    queimam ?
    Resp:
    Depois da queda, a energia pode voltar com
    potência de 5 a 10% maior que o normal, queimando
    aparelhos.
    Mesmo que os aparelhos não queimem de imediato,
    vão perdendo a vida útil, devido à sobrecarga.
    A sugestão é a que eles sejam
    tirados das tomadas na ocorrência de quedas de
    energia e de raios. Há também a opção de dispositivos de
    proteção contra surtos de energia (DPSs), que
    impedem que o excesso de descarga elétrica
    chegue ao aparelho.
    (DPS) não é um produto novo no mercado, só que é pouco conhecido pelo público comum. A Embrastec é uma empresa 100% nacional que está há 22 anos no mercado.
    Em alguns Estados do Brasil é obrigatório à instalação de ( DPS ) nos quadros de energia.
    Caso se interesse por mais informações acesse nosso site oficial, www.embrastec.com.br

    Você também pode pesquisar no Google ou entrar em contato com nosso departamento comercial.
    Cotações e compras através:

    ( 16 ) 3014-1854
    vendas1@embrastec.com.br
    Att: Poliana Vasques



    ResponderExcluir
  13. ótimos esclarecimentos parabéns ao blogueiro, quem estiver interesse em instalar painéis solares, Residencial ou empresarial, entre em contato excelente empresa, trabalho com consultoria, para saber o tipo e o custo/benefício, envie email fvgmob@hotmail.com / envie nome telefone e seu email.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns aos alunos do IFBA pelo post.
    Se alguém tiver interesse em um curso sobre o assunto vejo o video do Vanisio Pinheiro (Pres da Redepetro-CE).
    Ele ensina desde o básico até o calculo do sistema e ligação na rede da concessionári. Veja o link video abaixo.

    https://youtu.be/o_G4DynvixU

    ResponderExcluir
  15. Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderExcluir