Energia Biomassa



Biomassa é uma substância orgânica, produzida pelo processo de acumulação de energia solar. O seu maior potencial é ser uma energia renovável e quase ilimitada.

Porem há dois conceitos:

1°Do ponto de vista da Energia, diz que o termo biomassa abrange os derivados  recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para sua produção.

2°Do ponto de vista da Ecologia, dizendo que a biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal.
Embora sejam diferentes os dois conceitos estão interligados.


A biomassa também pode produzir energia elétrica e outros tipos de produto como fertilizantes e papel.


Matérias Primas, mas utilizadas: a cana-de-açúcar, beterraba e o eucalipto (dos quais se extrai álcool), o lixo orgânico (que dá origem ao biogás), a lenha e o carvão vegetal, além de alguns óleos vegetais (amendoim, soja, dendê). Em termos mundiais, os recursos renováveis representam cerca de 20% do suprimento total de energia, sendo 14% proveniente de biomassa e 6% de fonte hídrica.




Alem disso a biomassa tem suas vantagens: tem um baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir da utilização de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral.



Biomassa no mundo: devido à parte de seu uso não ser comercial, a biomassa é de difícil contabilização. Contudo, estima-se que atualmente ela possa representar 10% de todo consumo mundial de energia.

Impactos Ambientais:
  • Contaminação do solo e mananciais de água;
  • Destruição da fauna e flora com extinção;
  • Formação de desertos;
  • Queima da biomassa;
  • Erosão do solo;


Derivados da Biomassa



Bioenergia : Gerada pela queima direta da biomassa,como madeira, casca de arroz,bagaço de cana-de-açúcar e etc.






     Carvão Vegetal: Queima de madeira.










Biofertilizantes: São líquidos e pode ser usado no solo ou em tratamento foliares, como inseticida        natural, adubo.
 Protege a planta agindo como defensivo diferente da ação dos agrotóxicos.






Biogás: Metano + dióxido de carbono, produzido naturalmente por meio anaeróbico, por ação de bactérias, produzido artificialmente através de um biodigestor anaeróbico.



      Bicombustíveis: Todo combustível derivado de fontes vegetais e orgânicas.



 
A biomassa no Brasil
De acordo com informações obtidas através do Ministério de Minas e Energia - MME, a Oferta Interna de Energia – OIE brasileira em 2003, foi de 201,7 milhões de toneladas equivalentes de petróleo – tem superior em 201% á de 1970 e cerca de 2% da demanda mundial; cerca de 43,8% dessa OIE proveio de fontes renováveis. Neste particular, conforme o MME, a contribuição da biomassa no cômputo das fontes renováveis é de 29,2%. Assim, o Brasil supera a média mundial de participação da energia de biomassa na OIE, que gira em torno de 13,6%, e ultrapassa em muito aos países desenvolvidos onde essa participação está em torno de apenas 6%



Lembrando que umas das primeiras utilizações da biomassa foram feitas pelo homem para a obtenção de energia foi o uso do fogo. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética utilizada pelo homem, ao lado de óleos vegetais e animais, em menor escala. A Revolução Industrial marcou o auge da importância do consumo da biomassa, com o uso de lenha na indústria siderúrgica, além de sua aplicação nos transportes.




GERAÇÃO DE ENERGIA
A geração de energia apartir da gaseificação de biomassa é feita basicamente da seguinte forma







                                             Mais três usinas de biomassa
A busca para aumentar a participação da CPFL Energia no volume de geração de energia elétrica por fontes renováveis teve mais um lance bem-sucedido. Mais três usinas geradoras de eletricidade serão construídas no interior paulista, duas na região de Ribeirão Preto, e a outra na região de Andradina, cujo insumo é o bagaço de cana-de-açúcar:



USINA DA PEDRA 
A usina da Pedra, em Serrana/SP, será a maior das três novas plantas, com capacidade instalada de 70 MW. As obras têm início previsto para outubro de 2010, com conclusão para abril de 2012. Anualmente serão comercializados 24,42 MW médios. 

BURITI 
Localizada em Buritizal/SP, a usina Buriti atingirá 50 MW de potência instalada.Serão comercializados 21,02 MW médios por ano. 

IPÊ 
Localizada em Nova Independência, região Noroeste do estado de São Paulo, a usina Ipê terá 25 MW de potência instalada.  Serão comercializados 8,19 MW médios por ano.




                                                                                                                                       








Com os estudos podemos perceber que a energia biomassa nada mas é do que todo material que normalmente imaginamos como lixo. São restos e sobras de toda a espécie: árvores mortas, ramos de árvores, restos de relva cortada, cascas de árvores e serradura que sobram nas carpintarias, sobras de colheitas, cascalho e pedras miúdas das habitação, produtos de papel e outros objetos.




Bem chegamos ao fim da nossa pesquisa, e concluise que a fonte de energia renovavel estudada (Energia da Biomassa) são boas alternativas as fontes convencionais.
 Assim pode-se concluir que a biomassa é um tipo de energia renovável que se usada com parcimônia pode ser bastante proveitosa para essa e para as futuras gerações.






Curiosidades:
   

De acordo com o Banco Mundial, 50% a 60% da energia nos países em desenvolvimento vêm da biomassa, e metade da população mundial cozinha com madeira. A geração de energia por queima da madeira cresceu de 200 megawatts em 1980 para 7.800 megawatts atualmente. No Brasil, o principal uso é a fermentação e a destilação da cana-de-açúcar para a produção de etanol - um bicombustível 


Energia a partir da casca de cupuaçu
Um projeto pioneiro na produção de energia a partir de biomassa está sendo desenvolvido no município amazonense de Manacapuru. O Centro Nacional de Referência em Biomassa, em parceira com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), está testando a casca de cupuaçu como combustível para produção de eletricidade. Para o projeto, foram escolhidas 187 famílias de agricultores do assentamento de Aquidaban. Após a definição de como será feita a distribuição da eletricidade gerada.




Plantas brasileiras produzem valiosas fontes de energia.
Energia da Biomassa - A carnaúba por exemplo mas ela  não está sozinha. Várias plantas que crescem no Brasil produzem óleo de valor comercial, bom combustível para indústrias e transporte. É a energia da biomassa, extraída da massa biológica das plantas, renovável e não poluente.






Bom essa foi nossa ultima postagem espero que tenham gostado e entendido um pouco sobre a energia da biomassa. Haaaa e se sentirem saudades podem votar e ler quantas vezes  quiserem  =D






Mais informações:




http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000022002000100061&script=sci_arttext


http://energias303.blogspot.com/2009/09/energia-biomassa-elevada-potencialidade.html


http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_energia/biomassa:_uma_energia_brasileira.html

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cpfl/fontes-renovaveis-tres-usinas-biomassa-cpflenergia-543142.shtml


http://www.topgyn.com.br/conso12/ciencia/conso12a51.php

http://www.alentejolitoral.pt/PortalAmbiente/EnergiasEAmbiente/Artigos/Paginas/Energiadabiomassa.aspx




8 comentários:

  1. Poxa, muito legal a 1ª postagem e sobretudo o cuidado com as referências. O que teremos para a 2ª semana??? Terei que esperar para conferir...

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom
    Assim Pode Ensinar Mais E mais as pessoas

    Muito Legal Gostei

    ResponderExcluir
  3. ótimo conteúdo de aprendizado, continuem assim que vocês vão longe! sucesso a toda equipe

    ResponderExcluir
  4. Muito bem!
    Já estamos na 3ª semana de postagens e o ritmo está muito bom. Observei que as postagens não seguem uma padrão na escrita, sobretudo no tipo de letra adotado e formatação... cuidem para que a próxima não destoe muito dos demais. Contudo os conteúdos estão bem distribuídos e seguem uma lógica para melhor entendimento.
    Vamos lá... convidem seus amigos das redes sociais para visitar nosso espaço.
    Um cheiro

    ResponderExcluir
  5. Bom trabalho André, Kamilla e Marcela. Agora vamos ao nosso espaço físico fazer as considerações finais e avaliar o trabalho do conjunto 83322.
    Parabéns pelo desafio cumprido!!!

    ResponderExcluir
  6. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    iiiiiiiii cheira muoito bem

    ResponderExcluir