Energia Hidráulica

Olá visitantes!

A construção do nosso Blog vem com o intuito de mostrar as diversas formas de geração de energia, os prós e os contras de cada uma,  qual é a mais eficiente, menos poluente e que poderá estar presente no futuro.
Aqui nesse espaço, nós iremos falar sobre a energia gerada através da força dos rios, ou seja,  Energia Hidráulica (ou Hídrica).

E, pra início de conversa, vocês sabem como funciona esse tipo de energia? Na nossa primeira postagem, nós iremos falar sobre do que se trata a Energia Hidráulica e suas peculiaridades.

Energia Hidráulica

A Energia Hidráulica (ou Hídrica) é a energia obtida a partir da força de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como nos rios, e pode ser aproveitada por meio de um desnível natural ou uma queda d’água. O elemento fundamental para o processo de geração da Energia Hidráulica é a Usina Hidrelétrica. É lá onde a água é transformada em energia elétrica.
Itaipu, a maior Hidrelétrica do mundo.

A utilização desse tipo de energia no mundo:
Por todo o mundo há um bom aproveitamento dos recursos hídricos e um grande número de barragens.
Fontes de produção de eletricidade. (Brasil, 2008/ 86,6% renovável)

Em Portugal há uma grande aposta neste tipo de energia  pois o país tem um grande número de cursos de água. Só o rio Tejo tem mais de 30 barragens ao longo do seu curso, no território português. Estão planejadas dez novas barragens que levarão Portugal para o topo da Europa na produção deste tipo de energia.
Já no Brasil, utiliza-se a energia hídrica em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes. Não é a toa que nós temos a maior Usina Hidrelétrica do mundo, a Usina de Itaipu.

Vantagens e desvantagens da Energia Hidráulica:

Vantagens:
  • Produção de energia elétrica sem poluição;
  • Possível regulação do fluxo de inundações de um rio;
  •  Retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (turismo, por exemplo).
Desvantagem:
  •   Há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois este elemento arquitetônico altera a fauna e flora do local onde é construído, a sua paisagem, a sedimentação, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidráulica não é considerada uma energia renovável. Porém é muito mais eficaz em termos de produção de energia e gera menos impactos geográficos do que a Energia Eólica, por exemplo.

E então, gostaram?
Na nossa próxima postagem, iremos falar sobre as Usinas Hidrelétricas e seu funcionamento.

Leia mais em:
http://www.portal-energia.com/energia-hidrica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_hidr%C3%A1ulica
http://www.colegioweb.com.br/geografia/energia-hidreletrica.html



Vocês sabem como a água é transformada em energia elétrica?

Nessa postagem, nós iremos falar sobre todo o processo de funcionamento das Usinas Hidrelétricas, da água desde o reservatório até quando já transformada em energia elétrica, chega em nossas casas.
Pra entender melhor todo esse processo, vamos falar das partes mais importantes da Usina:
Créditos da imagem: Blog do Intellectus.
  • Reservatório: Também chamado de represa ou lago artificial, é formado pelo represamento das águas de um rio por meio da construção de uma barragem.
  • Represa e/ou Vertedouro: É uma das partes mais visíveis da hidrelétrica. Ele serve para controlar o nível da água do reservatório (quando chove muito, por exemplo) evitando transbordamentos.
  • Duto ou Sistema de captação de água: A água armazenada no reservatório é conduzida sob grande pressão através de canais ou túneis até a casa de força (usina geradora), onde será gerada a energia.
  • Casa de força ou Usina Geradora: As casas de força são compostas por turbinas hidráulicas e geradores elétricos.
  • Turbinas: As turbinas são formadas por pás montadas em torno de um eixo. A pressão da água gira as pás e provoca um movimento circular do eixo acionando o gerador.
  • Gerador: Localizado acima das turbinas, é composto por um eletroímã fixo e um fio bobinando no rotor, que gira com o eixo. É a partir daí que é gerada a corrente elétrica.
  • Subestação Elevadora ou Transformador: Depois de gerada, a energia é conduzida através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até a subestação. Nela, transformadores elevam a sua tensão (voltagem). 
  • Canal de Fuga ou Corrente: Depois de passar pela Casa de Força, a água utilizada para movimentar as turbinas é devolvida ao leito natural do rio através do Canal de Fuga.
  •  Linhas de Energia: Enfim, após todo esse processo, a energia elétrica é distribuída através das Linhas de energia. 

Segue um vídeo super legal, que explica de forma dinâmica a história e o processo de geração da energia hidráulica.
O vídeo é um episódio do programa "De onde vem?" apresentado pela Tv Escola.

E aí, gostaram? Então votem na Energia Hidráulica na página inicial!
Até a próxima postagem!

Referências:
http://www.youtube.com/watch?v=1Tsp2G78XhE
http://homolog.addtech.com.br/colegiointellectus_blog_fisica/index.php/page/7/


Que tal conhecer mais sobre a maior Hidrelétrica do mundo?

Muita gente já ouviu falar sobre a "famosa" Itaipu, mas pouca gente sabe sua história.
Por isso, nessa postagem iremos falar sobre a Usina de Itaipu, desde seu início até as curiosidades. E então, vamos conhecer?

Usina de Itaipu
Como tudo começou...
A construção da Usina de Itaipu, que teve início em 1975, envolveu grandes negociações diplomáticas entre Brasil e Paraguai, pois a obra estava localizada numa área de litígio entre os dois países. Foi uma das maiores obras de engenharia da época, e envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas e consumiu mais de 12 milhões de metros cúbicos de concreto, o equivalente a 210 estádios do Maracanã. O reservatório de Itaipu possui 1.350 quilômetros quadrados. A Hidrelétrica Itaipu, que começou a funcionar em 5 de maio de 1984, produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora por ano.


                                                  Usina de Itaipu, sendo construída em 1975.
Créditos da imagem: Agência Globo Banco de Imagens
A Usina:
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior usina hidrelétrica em funcionamento no mundo. A Usina de Itaipu é gerenciada pela empresa Itaipu Binacional, pois foi uma usina construída em conjunto pelo Brasil e Paraguai.
Logomarca da empresa "ITAIPUBITACIONAL" logo à frente da Hidrelétrica.
Créditos da imagem: Greca Asfaltos

Itaipu está localizada no Rio Paraná, entre a Cidade Del Leste, no Paraguai e Foz do Iguaçu, no Brasil. A barragem principal de Itaipu tem 196 metros de altura e 7.235 metros de comprimento. A potência instalada da usina é de 14 mil megawatts com 20 geradores de 700 MW. Itaipu chega a gerar 100 bilhões de quilowatts-hora por ano, sendo responsável pela geração de 95% da energia consumida no Paraguai e 24% em toda demanda do mercado brasileiro.
Vista da barragem de Itaipu.
Créditos da imagem: Revista Veja/Editora Abril
Curiosidades:
A Usina de Itaipu faz parte da lista das sete maravilhas do mundo moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos. Esta lista foi feita com base numa pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) entre engenheiros dos mais diversos países
Dentro há o Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, com grande estacionamento para turistas. Há várias visitas guiadas a Usina de Itaipu, que mostram aos turistas toda a grandiosidade do empreendimento, inclusive o interior da barragem.
Curtiram?
Então votem na gente como melhor postagem da semana!
Até a próxima!

Referências:
http://itaipu4.blogspot.com/
http://www.miniweb.com.br/Geografia/Artigos/hidrografia/usina_itaipu.htm


Finalização 

Durante essas três semanas, vimos e aprendemos tudo sobre a Energia hidrelétrica. Descobrimos como a água dos rios, um recurso natural de presença significativa em grande parte das regiões do mundo, pode ser transformada em fonte de energia sustentável. Aprendemos como funciona uma Usina, desde a captação de água até a forma como ela chega às nossas casas. Entendemos que de um jeito, que é de certa forma simples, pode-se transformar água em energia sem perda total do recurso, o qual pode ser reaproveitado para diversos fins. Que apesar de seus impactos ambientais, como questões de alagamento e modifições do meio onde é construída sua usina, a Energia Hidrelétrica é a fonte utilizada no momento que menos agride o ambiente e proporciona energia de baixo custo e maior acessibilidade em relação às outras.

Ao decorrer desse tempo tivemos também a oportunidade conhecer a maior Usina do mundo que é situada no nosso país e que é considerada uma das sete maravilhas do mundo, a Usina de Itaipu e vimos o quanto ela é importante na geração de energia do nosso país.
E apesar de estarmos findando nossas postagens, não deixaremos de abordar mais um assunto a ser discutido, havendo duas visões que servirá como forma de reflexão e de questionamentos. 

                           Será que o Brasil precisa de Belo Monte?

CI-Brasil (Ong Conservation International – Brazil) divulga posicionamento sobre hidrelétrica; a ONG trabalha com índios Kayapó há mais de 18 anos.

O projeto ressurge como uma obra estratégica, apresentada por meio de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de mais de 20 mil páginas, como a possível terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para a usina Três Gargantas (China) e para Itaipu (Brasil-Paraguai). A hidrelétrica de Belo Monte propõe o barramento do rio Xingu com a construção de dois canais que desviarão o leito original do rio, com escavações da ordem de grandeza comparáveis ao canal do Panamá (200 milhões m3) e área de alagamento de 516 km2, o equivalente a um terço da cidade de São Paulo.

Daí surge os questionamentos:
  • E as questões energéticas?
  • E os impactos ambientais?
  • Será um celeiro de oportunidades para a economia?
Nas questões energéticas, devido ao longo período de estiagem do rio Xingu, segundo Francisco Hernandes, engenheiro elétrico e um dos coordenadores do Painel dos Especialistas, que examina a viabilidade da usina.Em adição, devido à ineficiência energética, Belo Monte não pode estar dissociada da ideia de futuros barramentos no Xingu. Belo Monte produzirá energia a quase 5.000 km distantes dos centros consumidores, com consideráveis perdas decorrentes na transmissão da energia.
Esse modelo ultrapassado de gestão e distribuição de energia a longas distâncias indica que o governo federal deveria planejar sua matriz energética de forma mais diversificada, melhor distribuindo os impactos e as oportunidades socioeconômicas (ex.: pequenas usinas hidrelétricas, energia de biomassa, eólica e solar) ao invés de sempre optar por grandes obras hidrelétricas que afetam profundamente determinados territórios ambientais e culturais, sendo que as populações locais, além de não incluídas nos projetos de desenvolvimento que se seguem, perdem as referências de sobrevivência.

Enquanto nas questões ambientais, a região pleiteada pela obra apresenta incrível biodiversidade de fauna e flora. No caso dos animais, EIA aponta para 174 espécies de peixes, 387 espécies de répteis, 440 espécies de aves e 259 espécies de mamíferos, algumas espécies endêmicas (aquelas que só ocorrem na região), e outras ameaçadas de extinção. O grupo de ictiólogos do Painel dos Especialistas tem alertado para o caráter irreversível dos impactos sobre a fauna aquática (peixes e quelônios) no trecho de vazão reduzida (TVR) do rio Xingu, que afeta mais de 100 km de rio, demonstrando a inviabilidade do empreendimento do ponto de vista ambiental.  O sistema de eclusa poderia romper esse isolamento, causando a perda irreversível de centenas de espécies.

                                            Segue o vídeo com as demais informações:



Entretanto, segundo o jornalista Paulo Rodrigues Leal a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, foi procedida e vem sendo acompanhada de uma falsa polêmica sobre a questão ambiental, fomentada por entidades ambientalistas retrógradas ou interessadas em impedir a construção da usina por questões econômicas e geopolíticas. Agora, outros atores aparecem para criar novas falsas polêmicas, que lançam uma verdadeira cortina de fumaça sobre o que realmente é importante para a sociedade.

A região do Rio Xingu, no Estado do Pará, é uma das regiões que deve passar por um profundo processo de transformação econômica nos próximos anos, criando oportunidades de negócios nas mais diversas áreas, especialmente negócios relacionados ao desenvolvimento sustentável e geração de energia limpa.” (Paulo Leandro Rodrigues Leal, jornalista )

 As barragens para Aproveitamento Hidrelétrico(AHE) Belo Monte, com orçamento de R$ 20 bilhões, 

vai atrair novos investimentos e criar infinitas oportunidades de negócios.



13 comentários:

  1. Ameii...
    Gostei de verdade do blog, do post...
    Além de dinâmico, vai me da uma força...tbm estou estudando esse assunto!
    Vou continuar acompanhando as postagens!
    Vlw segundão!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bem elaborado, fala bem do assunto sendo assim bem infotmativo para nós leitores :). Gostei

    ResponderExcluir
  3. ' Gostei muito Site muito interessante ;
    By: Jefinho

    ResponderExcluir
  4. Eu tava discutindo esse assunto com meu AMigo um dia desses ,e esse assunto é interessantíssimo vale a pena parar e ler a respeito.

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o assunto do aulão de Paty.. ENERGIA QUE DÁ GOSTOO RSRS ^^
    mt massa galeraa ^^

    ResponderExcluir
  6. O Blogg está bem elaborado, parabens! Muito sucesso para vocês.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem meus peixinhos!
    O texto da 1ª postagem está bem leve e interessante. O isentivo à nova postagem ficou legal, já deixando uma pista do próximo assunto... Parabéns e vamos em frente!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei!
    Explicaram o assunto de uma forma
    bem legal pra entender ' :)

    ResponderExcluir
  9. Muito bem!
    Já estamos na 3ª semana de postagens e o ritmo está muito bom. Os conteúdos estão leves e distribuídos harmonicamente a cada etapa.
    Vamos lá... convidem seus amigos das redes sociais para visitar nosso espaço.
    Um cheiro

    ResponderExcluir
  10. muito bom galera, muito interessante todo o conteúdo. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Bom trabalho Emy, Dani Vivas, Lari Pereira e Natália, . Agora vamos ao nosso espaço físico fazer as considerações finais e avaliar o trabalho do conjunto 83322.
    Parabéns pelo desafio cumprido!!!

    ResponderExcluir